14 de out. de 2012

MULHER E MEIO AMBIENTE

Fala-se tanto em meio ambiente e do consumo sustentável. Mas o que é o consumo consciente e quem ensina dentro da família essas primeiras lições? Este tema envolve a vida das mulheres desde que elas nascem. A mulhe
r é quem educa, protege, cuida da família, do alimento, da qualidade da quantidade do consumo doméstico, do ambiente que a rodeia. Usualmente elas fazem isso

Quem não ouviu em casa, de sua mãe ou avó, as velhas frases: apaga a luz, feche a torneira, come tudo que está no prato, não põe lixo na rua, não pise nas plantas. Através destas mensagens, elas fazem o protagonismo da sustentabilidade.
Não dá para garantir a centralidade da questão do meio ambiente ou da inclusão socioambiental sem ter uma agenda robusta com as mulheres. É indispensável discutir sustentabilidade com as mulheres, pelo seu papel preponderante na gestão da educação.

Por seu papel motivador na família e na comunidade, é preciso torná-la personagem central nas campanhas para evitar o desperdício.

A mulher é a melhor porta-voz dos programas educativos que têm com objetivo o consumo consciente e o empreendedorismo sustentável. É fundamental sua contribuição em todas as atividades rurais, no desenvolvimento da agricultura, na segurança alimentar, na gestão dos negócios e da propriedade da família. Não existe sustentabilidade sem a inclusão das mulheres.

Há mais de uma década, tenho feito palestra em cooperativas, na área de agroindústria, discutido sobre as diferenças de gênero, sobre a importância de homens e mulheres trabalharem juntos, destacando as características femininas na gestão rural. As cooperativas de vanguarda têm apostados muito nas mulheres, porque perceberam o quanto elas influenciam nas decisões e nas relações de parcerias com os fornecedores.

O governo federal quer o engajamento, até 2020, de cinco milhões de mulheres em um movimento de consumo consciente, percebeu que investir nas mulheres como educadora da sustentabilidade tem impacto sobre todas as pessoas e gera um círculo de sucesso, virtuoso, na construção de uma nova sociedade. As mulheres são determinantes na transformação da sociedade.